DIFERENÇA ENTRE TAROT E BARALHO CIGANO

Diferença entre baralho e Tarot


Existem no comércio vários tipos e apresentações de baralhos de Tarot. É conveniente que a pessoa procure tomar algum contato com o maior número possível de tipos de baralhos de Tarot visando selecionar aquele(s) com o qual(is) melhor se identifica.

É importante lembrar que seja qual for o desenho e cor das lâminas do baralho escolhido esta será uma representação parcial do conceito da lâmina e ainda dentro do ângulo de compreensão de quem orientou a confecção do desenho das lâminas. É por isto que existem divergências e até contradições entre algumas interpretações e ilustrações do Tarot e até mesmo de algumas atribuições de ordem física, social e psíquica concernentes a naipes, números e figuras.

Portanto, para evitar uma visão parcial e limitada aconselhamos sempre ter-se em mente o simbolismo básico, original e esotérico dos números, figuras, naipes e relações com as letras hebraicas e, assim, não se confundir com as figuras interpretativas e suas divergências. Procedendo desta forma, afastamos as fronteiras da simbologia interpretativa para muito antes da Idade Média (época de concepção da versão mais difundida do Tarot), talvez até, para fora do tempo e do espaço.


Comercialmente podemos encontrar alguns tipos de Tarot, tais como: Tarot de Marselha, Tarot Divinatório, Tarot Mitológico, Tarot Egípcio, Grand Etteilla Deck, New Age Tarot, Visconti-Sforza Deck, New Zeiguener Tarot, Mago Merlin Tarot, Papus Tarot, Crowley Thoth Tarot, Angel Tarot, Tarot dos Boêmios, Spanish Tarot, Cary-Yale Visconti Tarocchi Deck, Sacred Rose Tarot, Garreth Knight Tarot, Morgan Greer Tarot, IJJ Swiss Tarot Deck, Oswald Wirth Tarot, Sacred Dakini Oracle Deck, Ukiyoe Deck, Cat People Tarot, Tarot Classic Deck, Karma Tarot Deck, Aquarian Tarot, Hermetic Tarot, Hanson Roberts Tarot, Golden Down Tarot Deck, Tarot of the Witches Deck, Prediction Tarot Deck, Tarot Stater Deck, Rider Weite Tarot, Esoteric Tarot,Tarot Gótico, Tarot Celta, Tarot das Fadas, Tarot dos Duendes, Tarot Esotérico, Tarot das Deusas, Tarot dos Orixás, Tarot das Árvores, Tarot Bíblico, Michelangelo Tarot, Tarot dos Anjos etc..


Como exemplo, vamos verificar algumas características básicas de tipos mais populares de Tarot:

TAROT DE MARSELHA - Sua composição básica segue os moldes que a Igreja Católica estabeleceu; este modelo de baralho combina a realidade da Idade Média com os dogmas cristãos.Podem ser observadas duas mudanças fundamentais nos arcanos maiores: O arcano "O Louco", não tem numeração e é considerado o Arcano Zero, já o arcano "O Mundo", tem a numeração 21, representando síntese, círculo de evolução completo.

Nele as cores mais frequentes são: o vermelho, representando atividade, direcionamento e agressividade; o azul, passividade, docilidade e materialismo; o amarelo, representando conhecimento, intelectualidade; o branco, por sua vez, realça a pureza, a alma, a consciência espiritual. 

As figuras geométricas também têm significado: 

O ponto ou círculo - representa o espírito.

A cruz ou o quadrado - representa a matéria.

O leminiscato ou chifres - representa a alma.

O triângulo - representa a individualidade. 


TAROT DOS BOÊMIOS - Elaborado por Papus, discípulo de Eliphas Levi, associou os arcanos à Cabala Hebraica, mantendo suas cores principais e sua simbologia astrológica bem semelhantes ao Egípcio e ao de Marselha.

Neste baralho muda-se a posição das personagens e dá um direcionamento, uma posição de trabalho relacionada com a Magia Iniciática Maçônica-Egípcia. 

Publicado pela primeira vez em 1889, o Taro dos Boêmios é considerado uma das mais completas obras já escritas sobre o Livro de Thot. Nesta obra PAPUS reconstituiu a Trajetória das Ciências Ocultas desde a antiguidade e demonstra haver sido o Taro o instrumento que permitiu a preservação e a transmissão da Grande Síntese ao longo dos séculos.


TAROT EGÍPCIO - O tarot egípcio é dos mais antigos que existem em todas os baralhos do tarot que se conhecem. A história do tarot egípcio chega do livro de Thoth, que foi escrito pelo rei Thoth de Egito antes de que existiram as pirâmides. A lenda conta que foi escrito em folhas de ouro por um dos discípulos.

Com seu “livro” Thoth manifestou seu conhecimento e excelente comunicação com o mais além. Era considerado o grande visionário capaz de dirigir o destino de todos nesta vida e era respeitado por todos.

No túmulo de Hermes, gravou-se numa pedra o significado e o desenho dos arcanos maiores. Nas suas lágrimas plasma-se a simbologia das civilizações antigas e de Egito. É por isso que existem diferenças com os tarots mais conhecidos, como é o tarot de Marsella e similares. Nos inícios da civilização egípcia, é quando se criou sua simbologia que se baseia na astrologia, os governantes, os homens, o céu, o divino, a terra e a intelectualidade.

O Tarô Egípcio ou Tarô Door, analisa cada aspecto abordado com grande profundidade. Para domínio da técnica é necessário que o consultor tenha conhecimento sobre a história da cultura egípcia e entenda suas representações expressas em seu baralho.

Sua leitura abrange com profundidade conceitos kármicos e necessita que haja uma interpretação não somente do desenho da carta, mas também de suas cores, formas geométricas, simbolismos e também da Astrologia.

A análise dos Astros tem uma forte presença ao decifrar a mensagem de cada carta, porque como podemos observar na história do Egito, todos seus estudos e crenças estão ligados com aspectos naturais e com uma das mais antigas ciências da humanidade que é a Astrologia.

Logicamente o tarot foi se adaptando e evoluindo ao seu tempo através dos anos. Existem numerosos desenhos e não todos eles têm a mesma simbologia. O tarot egípcio consta de 78 cartas: 56 arcanos menores e 22 arcanos maiores. 


TAROT DA GOLDEN DAWN - Preocupou-se em estabelecer um Tarot que combinasse a Cabala à magia céltica e egípcia, à astrologia, à alquimia. Nele buscava-se encontrar uma chave de iluminação, a qual, como uma ferramenta, pudesse levar a auto realização do iniciado pelo acesso a todos estes planos expostos.

Este é um Tarô esotérico, baseado nos sistemas usados pela Ordem Hermética da Aurora Dourada.

Existem 84 cartas que acompanham este baralho: as 78 cartas de Tarô tradicionais, quatro cartas em branco, uma carta que ilustra as posições na Árvore da Vida e uma carta que contém a "Chave do Tarô no texto. a árvore da Vida".

Podemos dizer que existiram vários 'Tarôs da Golden Dawn', tendo em vista que os Adeptos eram estimulados a desenhar as suas cartas com base nas descrições contidas no Liber T. Em 1909, Arthur Edward Waite imprimiu um baralho inspirado na referida obra, mas sem nele revelar as atribuições secretas da Ordem. 

Depois, foi Aleister Crowley que encomendou o projeto de um baralho baseado no Liber T, publicado em 1977. Robert Wang também publicou sua versão do Tarô da Golden Dawn, em 1978, incluindo um pequeno livro contendo uma síntese do Liber T. 

O 'Tarô Iniciático da Golden Dawn' fornece o significado divinatório das 78 cartas, as quais refletem parcialmente aquelas do Liber T, pois as antigas definições, uma vez resumidas, pareceriam repetitivas e contraditórias, o que tornaria o baralho pouco funcional do ponto de vista da prática divinatória.


TAROT DE ALEISTER CROWLEY - Combina os elementos da Golden Down, ajustando-os ao seu trabalho sobre a magia sexual. Crowley propunha um trabalho das energias sexuais do homem juntamente com a energia oculta.     

Aleister Crowley foi sem sombra de dúvidas o maior mago do século XX. Denominando-se a “Besta do Apocalipse”, marcou o cenário esotérico com sua presença e carisma unidos ao conhecimento que detinha. Criou o Tarô de Crowley com todo aparato simbólico, desenhado por Lady Frieda Harris, que foi publicado junto com seu livro The Book of Thoth, pela primeira vez em 1971, fugindo ao simbolismo tradicional do baralho. Um dos mais populares da atualidade, o Tarô de Crowley é a culminação de todos os estudos dele sobre Astrologia, Numerologia, Cabala e Ocultismo.


TAROT MITOLÓGICO - A intenção desse Tarot é restaurar a acessibilidade original desse jogo de cartas para que não seja mais de domínio exclusivo do estudioso ou do ocultista que mistifica o seu simbolismo. O Tarô Mitológico ajuda a desvendar os mistérios da natureza humana pelo uso, em suas lâminas, de divindades da mitologia grega que antecedem os símbolos da cultura cristã. A trajetória desses seres mitológicos se torna a base de interpretação para nossas vidas e nossa personalidade, trazendo-nos grandes ensinamentos que carregaremos em nossa evolução pessoal, além de nos abrir portas para que sejamos capazes de tomar os rumos certos em nosso futuro. De forma simples e clara, este baralho pretende esclarecer os enigmas da complexa essência humana, fornecendo exemplos de histórias da vida real para que a pessoa possa não apenas conhecer os benefícios que esse oráculo pode lhe trazer, mas também aplicá-los em seu cotidiano, sendo orientado em suas ações.



TARÔ DAS BRUXAS - O tarô das bruxas é um dos mais importantes trabalhos de Ellen dugan (uma vidente mundialmente famosa, renomada autora de tarôs com mais de trinta anos de experiência) e é um baralho de 78 cartas criadas pelo pintor e designer de Nova York, Mark Evans. As cartas deste tarô seguem a estrutura tradicional de Rider-Waite-Smith, com imagens coloridas e muito ricas em simbolismo pagão da religião Wicca.

Este baralho traz a sabedoria ancestral das bruxas e é por isso que se liga tão fortemente a intuição.


TAROT DO OSHO – O Tarot Osho ou Tarot Zen – baseado nos ensinamentos de Osho – tem em sua composição belas cartas com estruturas um pouco diferentes do modelo do Tarot padrão. 

O Tarô Zen, de Osho tem 79 cartas e enfoca o tipo de conhecimento que a pessoa precisa ter, aqui e agora, para viver melhor e evoluir como ser humano. As imagens contemporâneas das cartas mostram situações e estados mentais que o consulente está vivenciando e podem servir como instrumentos para a sua transformação pessoal. O livro que acompanha o tarô ajuda a interpretar e compreender essas imagens, por meio da linguagem simples, direta e extremamente prática da filosofia Zen.

Com essa ferramenta, os tarólogos adotam uma filosofia zen para induzir os consulentes à busca do seu “eu”, e de forma intimista os levam à conclusões e compreensões através da intuição, sempre focando na busca da harmonia para a vida.


DIFERENÇA ENTRE TAROT E BARALHO CIGANO

A diferença entre o Tarot e o Baralho Cigano, é um dos assuntos que causam mais dúvidas e curiosidades em meio a pessoas que já ouviram falar dos oráculos, como também aquelas que não possuem tanta afinidade. Isso porque tanto o Tarot como o baralho cigano são julgados como iguais e tanto na prática como na teoria essa afirmação está equivocada. Existem muitas diferenças, desde a origem até mesmo na forma de interpretação.

Os baralhos de Tarot possuem, todos, 78 cartas, 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores (números de 1 a 10, e ainda com Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei – todos nos quatro naipes, Paus, Copas, Ouros e Espadas). 

Os baralhos ciganos possuem 36 cartas. Estudiosos afirmam que foi através dos ciganos, oriundos da China antiga, onde era um dos métodos mais utilizados pelo imperador S'uen-Ho, em 1120 d.C., que a Cartomancia e o Tarot Cigano chegaram até nós. 

Apesar de ser um baralho de Taro famoso, é bastante polêmico entre usuários desse tipo de oráculo ou profissionais do assunto. Para alguns ele tem símbolos frágeis ou “menos profundos” do que as 78 lâminas do baralho comum, mas para alguns é justamente por isso que esse baralho é útil, já que facilita o aprendizado ou compreensão de uma provável reflexão ou estudo.

A primeira versão do baralho cigano, foi criada na Alemanha com o nome de “Das Spiel der Hoffnung” (Jogo da Esperança), em 1799. Seu criador foi Johann Kaspar Hechtel (1771–1799) que concebeu o baralho como um jogo de tabuleiro portátil para entretenimento das pessoas.

Com o Tarot, a interpretação é complexa e extraída de Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Já com o Baralho Cigano a interpretação é mais direta e objetiva. Consta que o Tarot provavelmente surgiu no século XIV, já o Baralho Cigano possui pouco mais de 200 anos. 

O Tarot aborda o campo Divino com os Arcanos Maiores e assuntos complementares com os Arcanos Menores, já o Baralho Cigano usa uma linguagem que parte da cultura de um povo, sendo mais ligado as ações do homem. Ou seja, o Tarot tem sua raiz no sagrado e o Baralho Cigano tem suas raízes em atividades consideradas “profanas”.

Por Juarez de Fausto Prestupa

Comentários

Mais Lido

Sobre Sibila e suas previsões: Erros e Acertos (Curiosidades)

Arcanos Maiores e Menores: Forma simples de Tiragem para Futebol.

Tarot, pêndulo e a mesa radiônica para fazer previsões